sábado, 13 de fevereiro de 2016

Profissão Game Designer

Single 3242193 featured image
Olá, caros leitores! Há quanto tempo! Finalmente estou de volta! No artigo de hoje, gostaria de falar um pouco sobre o game designer, e o que este profissional faz, afinal de contas. Anuncio com alegria que defini a área de desenvolvimento que irei seguir, e será esta. Chegou a hora de mostrar a razão.
Primeiramente, o que é o Game Design?
Muitas pessoas associam erroneamente "Design" com "Desenho". O sentido da palavra na verdade é "Projeto", "Projetar". Portanto, um designer tem a função de projetar, seja qual for a sua área. Assim sendo, com o game designer não é diferente: de maneira generalizada, ele é o responsável pela construção e projeção do jogo e das suas mecânicas.
Trata-se de uma área tão complexa que, na verdade, é subdividida em outras, como Level Design, Lead Design, System Design, e muitas outras. Basicamente, o game designer é o responsável pela engenharia do jogo, bem como pela comunicação entre as várias áreas de desenvolvimento (arte, programação, roteiro...). Ele fará com que todas elas se "entendam", que cheguem a um consenso.
Alguns conceitos de Game Design
O game designer também deve projetar a fase, de forma a "guiar" o jogador pelas fases do jogo, ou pelo mundo, caso este seja de Mundo Aberto. Quanto mais singelas e menos intrusivas as decisões de design forem, maior é a imersão , e portanto a qualidade do game design.
Para guiar o jogador, existem uma série de conceitos utilizados. Entre eles, estão:
- O Princípio de Isolamento: No início do jogo, uma área vazia, sem inimigos ou obstáculos, é inserida. Isso incentiva o jogador a experimentar os controles do personagem.
- O Princípio de Crescimento: Esse princípio coloca desafios de nível maior durante o caminho do jogador, e dá enfoque em como é necessário elevar as habilidades do personagem para poder enfrentá-lo. Dessa forma, no momento em que o jogador retorna e enfrenta tal desafio uma segunda vez, percebe sua evolução durante a jogatina.
Existem ainda outros princípios, mas um mágico nunca revela seus truques :D.
Para demonstrar de forma prática, usarei um exemplo clássico: Mario Bros.
Na fase 1-1, é evidente a organização da fase de forma a instigar o jogador a seguir determinado caminho.

Perceba o uso do princípio de isolamento, bem como a organização dos blocos, e o posicionamento e movimentação dos inimigos, e até mesmo dos cogumelos de power-up. Em game design, tudo é devidamente pensado e planejado para isso. Tente observar esses detalhes durante sua próxima jogatina. No fim das contas, todos temos o mínimo de noção de game design, mesmo sem saber.
Concluíndo
Todo esse planejamento é uma das coisas que mais me encantou em Game Design. Construir o mundo, suas fases, unificar a equipe, e passar uma mensagem. Torço para ser capaz de desenvolver grandes jogos e, quem sabe, um dia chegar ao nível de designers como Hideo Kojima, Shigeru Miyamoto e tantos outros, afinal, não custa sonhar não é?
E é isso, para encerrar, gostaria de pedir desculpas pelo grande hiato desde meu último artigo - a faculdade não têm me permitido realizar extravagâncias. 
O que acha, leitor? O Game Design é um rumo interessante? Já percebeu algum desses detalhes durante a jogatina? Comente aí!
->Gostou do artigo? Não gostou? Críticas? Sugestões? Comente também! Seu feedback é muito importante! Lembrando que respeito e educação são muito importantes para uma convivência "de boas".
->Compartilhe! Assim como seu feedback, seu apoio também é muito importante para que eu siga escrevendo =D