terça-feira, 18 de agosto de 2015

Seleção Natural (Gamer) - A evolução dos videogames

Olá, caros leitores! No post de hoje, quero refletir, com muita nostalgia, sobre como a tecnologia tem evoluído com velocidade no mundo dos games. Sexta passada, estava zapeando os canais pela TV, quando me deparei com um especial sobre a E3 desse ano. Quando vi tecnologias como o HoloLens, da Microsoft, e o Project Morpheus, da Sony, parei para pensar sobre como os videogames têm evoluído a passos largos, e imaginei que seria interessante dividir essa reflexão com vocês. Vamos passar brevemente pelos principais momentos da Indústria dos Games.
O NASCIMENTO DOS GAMES E A 1ª GERAÇÃO
De forma muito resumida, os games nasceram em 1952, com OXO, Noughts and Crosses, produzido por Alexander S. DouglasEle foi revolucionário, por ser o primeiro game a ter gráficos (já se produzia games extremamente simples antes, mas não possuíam uma forma de interação como OXO).

A próxima grande evolução se dá ainda na 1ª Geração, com o primeiro jogo a ter animações, o Tennis for Two - Trata-se do precursor do famoso Pong. Uma curiosidade é que seu criador, William Hingibotham, não patenteou o jogo, acreditando ser um simples experimento que não merecia atenção. No final das contas, Ralph Baer, considerado o pai dos videogames, criou PONG, fazendo muito sucesso. William morreu em 1995, sem nunca ter recebido um centavo por sua invenção.

A 2ª GERAÇÃO - A EXPLOSÃO DOS CARTUCHOS
A grande evolução da 2ª Geração foi o uso de processadores 8 bits. Basicamente, para você que não compreende muito bem essa questão de bits, é a capacidade de dados que o processador consegue calcular de uma vez. Por exemplo: digamos que um processador x, de 8 bits, e um processador y, de 16 bits, tenham que processar um arquivo que contenha 16 bits de dados. Enquanto o processador y, com capacidade de 16 bits, precisa realizar apenas um processo, economizando tempo e energia, o processador x terá de realizar dois processo, pois a cada processo ele calculará apensa 8 bits de dados. Portanto, agora você já sabe a diferença entre processadores de 32 e 64 bits, além da razão do segundo ser mais potente que o primeiro, e assim por diante. De volta à 2ª Geração, além de processadores 8 bits, a nova geração também trazia os famosos cartuchos de assoprar, com diversos jogos de sucesso. O console mais conhecido dessa geração é o conhecido Atari 2600.
O Atari 2600, e o gameplay do grande clássico Asteroids. Note a evolução em comparação com a 1ª Geração: a destruição dos asteróides era um grande feito de processamento para a época.


A 3ª GERAÇÃO E O NASCIMENTO DE UM MITO
A 3ª Geração surgiu com o Mercado de Games bem balançado, ainda se recuperando do Crash de 1983. A Nintendo foi a responsável por reerguer os consoles, com seu Famicom, ou como é conhecido no ocidente, Nintendo Entertainment System (ou NES), ainda carinhosamente chamado de Nintendinho. Ainda que o processamento tenha se mantido nos 8 bits, cada vez mais os gráficos eram aprimorados - note o salto entre as gerações.
O console e o game que dispensam apresentações.


A 4ª GERAÇÃO E SUA ENXURRADA DE SUCESSOS
A 4ª Geração é especial: além do salto para os 16 bits, também vemos franquias de extremo sucesso, algumas com lançamentos até os dias de hoje. Mortal Kombat, Final Fantasy, Sonic, Street Fighter, Mega Man e The Legend of Zelda são apenas alguns exemplos. Nessa época, O Super Nintendo Entertainment System (o SNES) e o Sega Mega Drive imperavam no Mercado.
O SNES e o Mega Drive, e gameplays de Super Mario World e Sonic The Hedgehog: mais consoles e games que dispensam apresentações.



A BADALADA 5ª GERAÇÃO
Como o próprio subtítulo indica, a 5ª Geração foi tão agitada quanto sua antecessora. Vemos os primeiros jogos em 3D surgirem; a mídia usada deixa de ser o cartucho para dar lugar ao novíssimo CD-ROM, e os processadores duplicam seu poder de fogo, tornando-se 32 bits. Vemos também o nascimento de uma nova lenda - O PlayStation, com o saudoso Crash e outros títulos que moram em nossos corações. É lançado também o poderoso Nintendo 64 (ou N64), famoso por títulos como The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Majora´s Mask, Pokémon Stadium, entre outros. Um ponto curioso é que, apesar de mais poderoso que o PlayStation, por ser 64 bits (um escândalo na época), contra os 32 bits do console da Sony, o Nintendo 64 não conseguiu superar em vendas seu rival. Outro fator curioso é que, ainda que mais poderoso, o console da Big N ainda utilizava cartuchos, enquanto a maioria esmagadora da concorrência já havia migrado para o CD.
PlayStation e Nintendo 64 lado a lado - Principais consoles da 5ª Geração. Gameplays de Crash Bandicoot, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Star Fox 64 - A era 3D começava.




Bônus: Aquele momento de desespero - Funcionou ou travou?

A 6ª GERAÇÃO - MORTE PARA UMAS, NASCIMENTO PARA OUTRAS
O fim da Sega na produção de consoles, com seu Dreamcast pouco sucedido frente à concorrência. O começo da Microsoft com seu Xbox. A Sony e seu PlayStation 2 - o console mais vendido da História. A Nintendo avançava com seus conceitos revolucionários aplicados ao GameCube. Cada vez mais o Mercado ia se agitando, com seus consoles poderosos de 128 bits. A jogatina online começa a aparecer, com os primórdios da PlayStation Network e da Xbox Live. A perfeição gráfica era o foco.
Os principais representantes da 6ª Geração e seus maiores sucessos.





A 7ª GERAÇÃO - MEXENDO O ESQUELETO
A toda poderosa 7ª Geração. Gráficos versus experiência do jogador: enquanto PlayStation e Xbox possuíam poderosos processadores, buscando cada vez mais realismo, o Wii visava a experiência e a diversão do jogador, trazendo a incrível inovação do controle de movimento. Com sua jogada, a Nintendo inspirou a concorrência a lançar seus próprios periféricos de movimento: o PS Move e o Kinect. Além disso, vimos fantasmas assolarem nossa jogatina: a luz amarela da morte, do PS3, e as três luzes vermelhas da morte - problemas com o aquecimento dos consoles os inutilizavam, algo que só foi corrigido nas suas versões Slim.



A 8ª GERAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Hoje, na 8ª Geração, vemos consoles tão poderosos quanto PCs - os gráficos realmente atingiram novos patamares, fazendo uma grande diferença quando comparados à geração anterior. Há também o foco em outras tarefas além dos jogos - música, fotos, vídeos, TV... Uma revolução tecnológica acontece, e a Realidade Virtual parece ser a nova aposta das empresas para essa geração - os já citados Project Morpheus, da Sony, e HoloLens, da Microsoft.



O FUTURO...
Bem, caro leitor, que viagem! É muito provável que eu tenha esquecido pontos importantes dessa esplêndida História, mas meu foco aqui era mesmo mostrar a evolução das coisas, como tudo andou a passos largos. E convido você a comentar: qual a próxima grande evolução? O que você acha que deve ser a nova invenção da indústria para nos impactar? Comente aí!
->Gostou do artigo? Não gostou? Críticas? Sugestões? Comente também! Seu feedback é muito importante! Lembrando que respeito e educação são muito importantes para uma convivência "de boas".
->Compartilhe! Assim como seu feedback, seu apoio também é muito importante para que eu siga escrevendo =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário