quarta-feira, 29 de julho de 2015

"Mas filho, jogos?" - A carreira de Jogos Digitais

Medium 3124703 featured image
Olá, caros leitores! Quero aproveitar o retorno de minhas aulas para refletir sobre a carreira na área de jogos. Acredito que muitos têm vontade de trilhar esse caminho, mas têm dúvidas a sanar, e possivelmente a falta do apoio de sua família. Com este artigo, quero acabar com tais dúvidas, de forma que você possa definir se realmente é o que você gostaria de fazer. 
Muitas pessoas acreditam que passamos o dia sentados, jogando. Quem dera essa fosse a realidade =P
Iniciei a faculdade neste ano e, tendo se passado seis meses, quero dividir com você, caro leitor, as experiências que já vivenciei. Pra começar, digo que, assim como toda e qualquer profissão, é necessário ter certas aptidões, ou, no mínimo, querer desenvolvê-las. Bom, lá vamos nós!

O CURSO DE JOGOS

Trata-se de um curso tecnológico a nível superior, que visa demonstrar aquilo que é mais importante para que o aluno possa desenvolver jogos. Entre design, programação, narrativa e construção de mundos, pouco a pouco é possível entender a complexidade de se produzir um jogo digital.
Confesso que, ao estar do outro lado, posso compreender a razão dos bugs em jogos, toda a questão da qualidade gráfica e outros problemas diversos que tanto crucificamos: a produção de um game é super complexa, com códigos, design, enredo. Como já afirmei em um de meus artigos anteriores, tudo exige um alto nível de dedicação, concentração e esforço. Produzir um jogo, por mais simples que seja, não é trabalho fácil, e desmerecê-lo é uma grande injustiça. 
Uma PARTE dos códigos de um jogo da velha super simples que produzi em uma de minhas aulas de programação. Imagine só a complexidade dos códigos de jogos como The Witcher e Assassin´s Creed.
Com o tempo, aprendi a gostar dessa vida envolvendo códigos, histórias e desenhos, e me sinto cada vez mais satisfeito com a escolha profissional que fiz. Assim sendo, caso realmente queira seguir essa carreira, saiba que não é simples, apresentando um grau de complexidade comparável a outras mais populares. Esteja certo de que está disposto a mergulhar nesse mundo.
O MERCADO DE JOGOS
O Brasil é o 4° maior mercado de games do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Rússia e Alemanha, além de ser o maior da América Latina. Infelizmente, os jogos como profissão quase não possuem apoio, além de ainda haver certo preconceito. Lembro-me de decepcionar muitas pessoas ao responder estar cursando jogos digitais. Contudo, cabe a nós, desenvolvedores brasileiros, mudarmos esse quadro. Já é possível ver muitas produções feitas aqui adquirirem grande prestígio no exterior, e lentamente crescemos mais a cada dia. Ainda assim, fica o aviso: não há tanta facilidade em encontrar vagas na profissão. A solução mais viável e muito utilizada no momento é a abertura de estúdios próprios, algo que exige certo investimento. Não se trata de uma carreira fácil, assim como todas as outras - é necessário amor pela profissão, e disposição  para encarar os desafios diários.
POR FIM...
Se diante de tudo que falei você ainda quer seguir carreira em jogos, vá em frente! Eu mesmo, de início, não me senti capaz de vencer os desafios, tampouco de produzir conteúdo, mas nenhum de nós nasce sabendo, e é justamente para isso que os cursos estão aí. Informe-se, pesquise, estude e se prepare, procure por cursos, faculdade e siga adiante, não se deixe abater por obstáculos que outros colocam em seu caminho, lembre-se que você sempre encontrará resistência a seus sonhos, independente de quais sejam, sendo necessário estar firme e confiante para segui-los. Converse com sua família, seus pais e responsáveis, argumentando sempre com educação, uma vez que eles sempre visam seu bem. Tem alguma dúvida que não esclareci? Também segue ou quer seguir carreira na área de jogos? Comente aí!
->Gostou do artigo? Não gostou? Críticas? Sugestões? Comente também! Seu feedback é muito importante! Lembrando que respeito e educação são muito importantes para uma convivência "de boas".
->Compartilhe! Assim como seu feedback, seu apoio também é muito importante para que eu siga escrevendo =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário